TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS

TOP 5: TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS!

Você quer saber quais são as tecnologias sustentáveis que devem impactar positivamente as próximas gerações? Confira logo a seguir!

5º Carros elétricos

Uma alternativa para diminuir a poluição e emissão de CO2 na atmosfera é a troca de motores a combustão pelos elétricos. O carro elétrico tem se tornado uma tecnologia sustentável cada vez mais atraente, tanto devido à atual alta dos combustíveis, quanto pelo aumento da consciência da população sobre os danos trazidos pelos gases de efeito estufa (GEE) ao nosso planeta.

TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS


4º Telha com painel solar

2 em 1, a telha solar faz parte da cobertura do imóvel e ainda gera energia elétrica a partir da radiação solar de modo prático, resistente e flexível. Além de ser de fácil instalação, o telhado fotovoltaico é geralmente constituído de cerâmica e possui 4 células de energia solar. Segundo fabricantes, apesar de ser confundido com placas solares, a telha fotovoltaica possui maior resistência, mais leveza, maior potência e melhor harmonização com o telhado.

TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS


3º Casa de Argila Impressa em 3D

A habitação é construída com várias impressoras 3D e com materiais totalmente reutilizáveis e recicláveis retirados do terreno em que está situada. Na foto, temos uma casa construída com argila, um material biodegradável e em abundância em algumas regiões do país.

TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS


2º Bioinseticidas

Essa biotecnologia emprega organismos, como bactérias, fungos e vírus, para o controle de pragas que danificam as plantações. Aqui no Brasil, o bioinseticida da Embrapa é à base de Bacillus thurgiensis (BT) e é capaz de controlar cinco tipos de lagartas-praga. Ao contrário dos inseticidas tradicionais, com substâncias químicas, a formulação não contamina o meio ambiente, os leitos de rios e de nascentes, além de preservar os inimigos naturais.

Bioinseticidas


1º Captura e armazenamento de carbono

O Japão inovou ainda mais a captura de carbono. Pesquisadores desenvolveram um novo sistema de captura que remove dióxido de carbono (CO2) diretamente da atmosfera com 99% de eficiência e com taxa de remoção de 200% mais rápida que as tecnologias existentes. O CO2 recuperado com tecnologias sustentáveis, além de reduzir significativamente as emissões de gases do efeito estufa, pode ser transformado em plásticos na indústria, como o poliuretano.

Captura e armazenamento de carbono