Já pensou em adubar plantas com sobras de comida? Vamos ensinar o jeito certo de produzir adubo (compostagem em casa).
As sobras de comidas, assim como as cascas, sementes e pó de café utilizado, são resíduos orgânicos ou biorresíduos. Contudo, para utilizar como adubo, esses resíduos precisam passar pelo processo de decomposição.
A compostagem é uma técnica para estimular essa decomposição e produzir, em um menor tempo, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais. As plantas precisam desses nutrientes para crescer forte e saudável, principalmente de NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio). O processo de compostagem permite a geração equilibrada desses macronutrientes e outros nutrientes como boro, zinco, molibdênio, cobre, manganês, ferro e cloro que trazem estrutura e vida ao solo.
Dessa forma, apenas com essa pequena ação, você dará um destino SUSTENTÁVEL às sobras de comida, GERA ADUBO de qualidade para seu jardim e EVITA geração de SUBPRODUTOS INDESEJADOS nos aterros sanitários.
Para fazer compostagem em casa, o ideal é fazer a aquisição de uma composteira. Mas, se não tiver acesso à composteira, entre em contato conosco que ajudaremos a construir uma.
A composteira possui três diferentes compartimentos (recipientes ou baldes) sobrepostos. O primeiro e o segundo serão alternados, de acordo com o tempo de enchimento. No último, o chorume, biofertilizante líquido gerado no processo de digestão, poderá ser coletado e também utilizado para regar suas plantas, após a correta diluição.
Cuidados necessários com a sua composteira:
- Coloque, no primeiro recipiente da composteira, talos e casca de verduras e frutas não cítricas, cascas de ovo e borra de café. Evite alimentos cozidos e fezes de animais!
- Para agilizar a digestão dos biorresíduos, pique-os antes de os colocar na composteira;
- Sempre cubra os resíduos orgânicos completamente com folhas, palhas, serragem ou algo do tipo;
- Se for colocar minhocas na composteira, os resíduos devem ficar em cima das minhocas no primeiro recipiente;
- Ao encher o primeiro recipiente, inverta a posição com o compartimento do meio e recomece o processo de enchimento com os biorresíduos;
- Não há como determinar o tempo para o adubo está pronto para uso, mas vai uma dica: ele estará pronto quando você não mais identificar nenhum resíduo. A massa vai estar totalmente marrom e será difícil identificar a casca do ovo ou a casca da banana.
Portanto, se cada um fizer sua parte, evitamos o comprometimento dos aterros sanitários e ainda produzimos adubo para as plantas.
Isso é sustentabilidade na prática. Esse é o jeito certo de produzir adubo (compostagem em casa).