adensamento de lodo

Alternativas de adensamento de lodo

O processo de adensamento de lodo tem por finalidade a redução do volume do lodo, eliminando parte da água presente. Dessa forma, o lodo fica mais denso e com maior concentração de sólidos, tornando mais eficiente o posterior processo de desaguamento/desidratação.

Quais são as alternativas de adensamento de lodo?

As alternativas de adensamento podem ser classificadas em:

☝️ POR GRAVIDADE

É aplicável tanto para lodos de decantadores primários como para lodos de decantadores secundários. No seu funcionamento, os sólidos sedimentados são conduzidos pelo mecanismo raspador a um poço central de coleta de lodo existente no fundo do tanque, de onde serão removidos através da tubulação de drenagem. Enquanto isso, o líquido sobrenadante escoa pelos vertedores, podendo ser recirculados à entrada da ETE.

✌️ POR FLOTAÇÃO COM AR DISSOLVIDO

É uma alternativa para o adensamento de excesso de lodos biológicos. Resultam em teores de sólidos superiores aos dos lodos adensados por gravidade e podem ser aplicadas maiores cargas de lodo por área superficial de adensadores, resultando na necessidade de menores áreas de adensadores. O esgoto tratado com ar injetado é misturado com o lodo à entrada pelo fundo da câmara de flotação, com remoção por raspagem do lodo adensado na parte superior e do líquido subnadante para retornar à entrada da ETE.

👌 MECÂNICO

Por fim e mais recentes, os adensadores mecânicos são máquinas projetadas para providenciar apenas uma desidratação parcial do lodo para posterior desidratação final, como as centrífugas, decanter centrífugo, filtros de esteiras com raspadores ou filtros prensa de esteira (“belt-press”). É utilizado, em regra, a adição de polímero. O lodo flocula e segue até o sistema de separação do sólido e o líquido. O controle de velocidade é ajustável e o equipamento é ajustável de acordo com as características do lodo.