Você sabia que a água que utilizamos no dia a dia pode ser tratada e reutilizada para outras atividades? Projetos de reutilização da água são muito importantes para prevenir desperdício e reaproveitar recursos.
Por exemplo, este é um recurso já utilizado em edifícios residenciais ou comerciais, onde a água utilizada em banheiros (banho, descarga, pia), nas cozinhas (água de cocção de alimentos, lavagem de louça, etc) e a água das chuvas que se acumula no telhado, são consideradas “águas de reuso”.
Assim, essas águas residuais podem ser reutilizadas para muitas atividades, como: rega de jardins e plantações, lavagem de calçadas, carros e pisos em geral, descargas sanitárias, além do reuso em processos industriais.
Contudo, existem muitas variáveis que necessitam de avaliação para que o processo de reaproveitamento seja feito de maneira correta e econômica. Além disso, é possível que a avaliação indique o fato de não haver viabilidade para a criação de um projeto de reutilização de água.
Para entender melhor sobre o que são projetos de reutilização da água e como funcionam, continue a leitura e aproveite!
O que são projetos de reutilização de água?
Projetos de reutilização de água são iniciativas que visam coletar, tratar e reciclar água que já foi utilizada para diversos fins, tornando-a adequada para ser usada novamente em outras atividades.
Esses projetos têm como objetivo reduzir a demanda por água potável e minimizar o desperdício de recursos hídricos, especialmente em regiões onde a água é escassa ou possui períodos de seca.
A reutilização da água pode ser feita em diversos setores, tais como a agricultura, a indústria, a construção civil, o abastecimento público e até mesmo em residências. Em cada um desses setores, existem diferentes tecnologias e processos que permitem a reutilização da água, tais como sistemas de tratamento físico-químico, sistemas de filtragem biológica, processos de desinfecção, entre outros.
Alguns exemplos de projetos de reutilização de água incluem: a utilização de água de chuva para irrigação de jardins e cultivo de plantas, a reciclagem de água em processos industriais, a utilização de água de reuso para a limpeza de ruas e calçadas, entre outros.
Esses projetos contribuem para a preservação dos recursos hídricos e para a promoção de um desenvolvimento sustentável.
7 passos para criar projetos de reutilização da água
A reutilização da água é uma abordagem importante para ajudar a conservar os recursos hídricos e reduzir o consumo de água potável. Para criar projetos de reutilização de água, siga os seguintes passos:
1. Avaliar o tipo e a demanda de água
Primeiro, o mais importante é avaliar o tipo e a demanda de água da sua empresa, indústria, residência ou comunidade. Além disso, é preciso identificar as fontes utilizadas atualmente, assim como a sua quantidade.
Por exemplo, existem dois tipos de água, consideradas as mais comuns para fazer o reuso:
- Águas pluviais, vindas da chuva e que escorrem em telhados e calhas, são mais indicadas e melhor aceitas pelas pessoas por serem consideradas mais limpas devido às suas características.
- Águas cinzas, essa água vem de processos domésticos como lavagem de roupas, louças e banhos e corresponde de 50 a 80% de esgoto residencial, pois é separada dos resíduos gerados nas bacias sanitárias. Ela possui resíduos de alimentos e altas concentrações de produtos químicos tóxicos, provenientes de materiais de limpeza, entre outros
Ambos tipos de água podem ser utilizadas em reuso, seja em edificações, processos industriais, agrícolas e demais atividades. As duas opções também apresentam uma série de benefícios ao meio ambiente, como a redução do consumo de água potável, além de economizar nos custos com abastecimento proveniente da rede pública.
Contudo, além desses dois tipos de água, temos ainda a possibilidade de utilizar águas residuais municipais, de processos industriais e de resfriamento, de escoamento agrícola e fluxos de retorno, e água produzida a partir de atividades de extração de recursos naturais.
2. Identificar oportunidades de reutilização
O próximo passo seria identificar onde a água pode ser reutilizada, pois dependendo do tratamento utilizado nela, pode ser reutilizada para diferentes questões, como em processos industriais, irrigação de plantações, rega de jardins, lavagem de carro ou calçada, descarga de vasos sanitários e outras aplicações.
3. Avaliar a qualidade da água
Agora chega a parte de analisar a qualidade da água para saber por quais processos ela deve passar até se tornar reutilizável. Assim, dependendo da avaliação, será possível identificar as melhores tecnologias para tratá-la ou até mesmo descartar o reuso, caso os processos sejam inviáveis tecnicamente ou caros demais.
Quando é possível tratá-la, são utilizados processos como filtração, cloração e desinfecção para tornar a água reutilizável.
4. Desenvolver um plano
Sabendo dos tipos de água existentes, da quantidade existente, sua qualidade e seus possíveis usos, chega a hora de montar o plano do projeto. Ele deve incluir um cronograma para a implementação, um orçamento para os custos de instalação e manutenção e uma avaliação de riscos e benefícios.
5. Selecionar tecnologias
Com um plano traçado, chega o momento de definir as tecnologias que deverão ser utilizadas. Agora você já sabe o que tem em mãos, por isso, sabe qual processo será o melhor para atingir o objetivo.
É nesse momento que devem ser selecionados os equipamentos de tratamento necessários, como tubulações e sistemas de distribuição.
6. Implementar o projeto
Com tudo em mãos, é hora da prática: implementar o projeto de reutilização de água. Este é o momento de fazer as instalações dos equipamentos de tratamento e criar os sistemas de distribuição.
7. Monitorar e avaliar o desempenho
A última etapa, então, refere-se ao monitoramento e avaliação do desempenho do projeto. É preciso fazer esse acompanhamento para poder garantir que tudo está funcionando como deveria, de modo eficaz e eficiente. Por isso, também são registrados a qualidade da água e o registro de consumo.
Projetos de reutilização da água: comece o seu!
Agora você conhece todos os passos necessários para criar e implementar projetos de reutilização da água. Com isso, saiba que estará contribuindo para uma série de benefícios, como a preservação da água, o menor consumo das fontes potáveis, economia de energia e recursos, além de prevenir enchentes e o desperdício. Para evitar erros, desperdício de dinheiro ou risco biológico, procure um profissional, ele irá orientá-lo em todas essas etapas.
Se você gostou deste conteúdo e está buscando mais informações como essa, continue navegando em nosso blog!