Sistema de gestão ambiental e ISO14001

Sistema de Gestão Ambiental é crucial para seu negócio! Você sabe por quê?

A ISO 14001 é responsável por regulamentar o Sistema de Gestão Ambiental. Essa norma objetiva melhorar a relação entre o processo produtivo, o meio ambiente e as necessidades socioeconômicas. Isso permite reduzir o impacto ambiental através do uso racional dos recursos naturais e da energia, e da destinação adequada de seus resíduos, por exemplo.

Cabe ressaltar que o porte de seu empreendimento é irrelevante, pois a ISO 14001 é aplicada a todos os tipos de organizações! Contudo, para obter essa Certificação, a empresa deverá entrar em contato com um dos Organismos Certificadores acreditados pelo INMETRO.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma série de políticas, práticas e procedimentos técnicos e administrativos que auxilia a empresa a avaliar e controlar os potenciais impactos ambientais de suas atividades. Além dos benefícios agregados à empresa, isso demonstra aos seus clientes sua preocupação com o meio ambiente.

O maior benefício dessa Certificação é a proteção do meio ambiente, evidentemente! Os clientes estão cada vez mais exigentes e atentos aos processos adotados pelas empresas. Dessa forma, a certificação ISO 14001 coloca sua empresa em um papel de destaque no mercado cada vez mais competitivo.

O primeiro passo para obter essa certificação é implementar o Sistema de Gestão Ambiental

Em adição, o SGA objetiva obter um melhor desempenho ambiental. Logo, ações empresariais que buscam o equilíbrio do homem, da indústria e do meio ambiente favorecem a performance ambiental da empresa . Isso significa que todas as etapas de produção e atuação de seu Negócio devem ser elaboradas não só avaliando as questões econômicas, mas também as ambientais.

Esses são alguns benefícios de implantação do Sistema de Gestão Ambiental:

  1. imagem da empresa melhorada (marketing verde);
  2. multas e autuações ambientais evitadas;
  3. melhores financiamentos, uma vez que a empresa demonstra estar alinhada às políticas ambientais
  4. redução dos riscos e acidentes ambientais;
  5. redução dos gastos desnecessários com matéria prima;
  6. promoção da melhoria dos processos produtivos;
  7. mitigação da geração de resíduos e custo com a destinação; e
  8. aumento da competitividade no mercado nacional e internacional;

A base do SGA é a ferramenta de melhoria contínua: PDCA (Plan, Do, Check & Act).

Tudo começa com o diagnóstico para conhecer o estado inicial da empresa. O Plan (Planejar) é a fase mais importante do processo. Nessa etapa, o gestor ambiental e envolvidos farão uma análise de todos os processos da empresa. Eles deverão analisar os aspectos ambientais existentes e os potenciais impactos, além das melhorias e indicadores e metas ambientais. 

Na próxima fase (Do/Executar), as melhorias propostas serão implementadas para que cada processo atinja os objetivos traçados. Logo depois, a etapa Check (Avaliar) serve para que a empresa se certifique que todas as ações implementadas foram efetivas ou, caso contrário, quais as novas melhorias serão feitas para atender ao proposto na política ambiental. Por fim, o Act (Agir) é a fase no qual o gestor ambiental executará as melhorias propostas e verificará se tudo está conforme o previsto.

Para tanto, as novas metas são planejadas, os problemas são corrigidos e as novas ações são implementadas no processo.

Todos estejam prontos para auditorias constantes, pois não adianta apenas implantar, tem que acompanhar, avaliar, corrigir e melhorar SEMPRE!